Romper a inércia e estimular a inovação representa um desafio recorrente para os gestores dos mais diversos níveis. A rotina tende a assumir a disponibilidade total da equipe, reduzindo a competitividade da organização.

Como saída para este processo, a Escola de Gestão desenvolveu o Programa de Formação de Gestores com base na experiência em consultoria das referências técnicas e sócios do Aquila. Desde sua criação, o programa já capacitou 2,7 mil colaboradores em cerca de 60 empresas, e acompanhou mais de 900 projetos de melhoria reais, com resultados médios de R$ 80 mil por projeto.

Recentemente, o Programa ampliou suas fronteiras e está sendo ministrado a gestores da Maquinarias, empresa peruana com 50 anos de operação em atividades de importação, distribuição, financiamento veicular e manutenção, representante oficial de reconhecidas marcas mundiais, como Nissan, Renault, Case e Nissan Forklift. A parceria com o Instituto Aquila visa a capacitar a equipe no método e identificar as oportunidades de melhoria, trazendo consequência imediata nos resultados financeiros do negócio.

A Maquinarias representa marcas mundiais reconhecidas como Nissan, Renault, Case e Nissan Forklift.A Maquinarias representa marcas mundiais reconhecidas como Nissan, Renault, Case e Nissan Forklift.

A meta inicial era reduzir os custos em U$ 21 mil, mas com os primeiros resultados, a expectativa aumentou para U$ 38 mil em 2015. Os impactos do treinamento surtiu efeito não apenas nos números, mas também na forma de compreender uma empresa. “A boa comunicação e o trabalho entre as áreas são fundamentais para estar à frente de um projeto, principalmente se eles significam a porta de entrada dos negócios. Também estamos aprendendo a explorar 100% de todas as ferramentas que temos disponíveis dentro da empresa”, afirmou Ronald Hidalgo, supervisor de importações da Maquinarias, no boletim de junho da empresa.

O próximo passo será a padronização dos processos aperfeiçoados por toda a organização para, na sequencia, ser iniciado mais um ciclo de melhorias, identificando oportunidades de ganho em outras áreas.

 

%d blogueiros gostam disto: